A Credibilidade da Notícia em Tempos de Mídias Sociais

Publicado em Pesquisa Científica Jor

Essa monografia apresenta um estudo sobre o comportamento da sociedade contemporânea no meio digital. A propagação de notícias através das redes sociais é algo comum e, muitas vezes, é feita sem a devida apuração da veracidade dos fatos.

Neste contexto, a questão da credibilidade da notícia, parte fundamental do trabalho jornalístico, tem se tornado dispensável e banalizada à medida que os leitores estão se tornando produtores de informação. O surgimento das redes sociais trouxe voz para esses indivíduos, e para tentar barrar esse avanço indiscriminado de notícias que carecem de conteúdo, o jornalismo se insere nessas redes. Essa entrada do trabalho jornalístico nesse meio muda a rotina dos profissionais, que tentam entender o que o leitor busca e como ele age diante da notícia compartilhada. O foco do estudo é analisar o dilema que ocorre nas redes sociais, onde, muitas vezes, uma informação é tratada como verdadeira por muitos leitores, que parecem não se preocupar com a credibilidade desta notícia. Os resultados parciais para o estudo indicam que a maioria das pessoas procura conferir a origem das informações postadas nas redes sociais, mas ainda existe muita desconfiança sobre o conteúdo compartilhado por páginas e amigos. Para chegar ao resultado desse trabalho foi empregado um estudo bibliográfico, estudo de caso e pesquisa quantitativa.

Orientador(a): Rafael Martins dos Reis

Aluno(s): ANA CLAUDIA LOMBAS DE CAMPOS, LUCAS RAFAEL DACANAL, ANANDA CAROLINA DOS SANTOS, TALITA CRISTINA B. ROBINATO