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TV Educativa no Brasil sua Penetração em Ribeirão Preto

Publicado em Pesquisa Científica Jor

Os princípios de educar, capacitar cidadãos para o mercado de trabalho e de ser um componente que represente a sociedade civil, são algumas das missões das emissoras educativas brasileiras, mas que ao longo do tempo, foram prejudicadas pela falta de investimento e também pelo baixo interesse do público pela programação.

A TV pública no Brasil sempre caminhou com dificuldades, e hoje, os problemas se agravaram com a falta de recursos para que se desenvolvessem tanto nacional como regionalmente. Partimos do pressuposto que as TVs educativas deveriam preencher uma lacuna que as TVs comerciais não conseguem ocupar, que é a promoção de conhecimento e educação. Esta pesquisa tem como objetivo conceituar e analisar as dificuldades encontradas pelas emissoras educativas em produzir conteúdos educativos com qualidade e regularidade na cidade de Ribeirão Preto. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos como metodologia na primeira fase, o levantamento bibliográfico e documental em livros, artigos científicos e dissertações de mestrado. Desta forma, foi possível desenvolver o histórico a respeito das TVs educativas no Brasil. Na segunda fase do estudo utilizamos como metodologia o estudo de caso e a entrevista em profundidade com profissionais que trabalham nas redações das emissoras locais, e assim, identificar os problemas enfrentados pelas TVs educativas e as dificuldades de manutenção de suas programações. Apesar do estudo ainda estar em andamento, já conseguimos obter alguns resultados preliminares relevantes, de que há grandes dificuldades de manutenção dessas emissoras em Ribeirão Preto, que carecem de profissionais qualificados e de investimentos em tecnologia.

Orientador(a): Profª. Me. Flávia Cortese Martelli

Aluno(s): CAROLINA SANTOS MATEUS, MARIANA APARECIDA ANDRADE, PAMELA FERNANDA BALDIN, RENAN FERREIRA GIORGETI

 

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