Estudo das Estratégias de Marketing Digital do Varejista Magazine Luiza Com Base na Humanização da Personagem Virtual “Lu”

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A pesquisa propõe um estudo sobre as estratégias utilizadas pelo varejista Magazine Luiza, a partir da ótica do Marketing Digital.

Propõe analisar a humanização da personagem virtual “Lu” e a maneira como ela se relaciona com o público alvo da marca. No cenário atual, em que a tecnologia, especialmente as redes sociais, estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, as marcas passaram a investir em personagens virtuais para gerar aproximação com seus consumidores e consequentemente incentivar a comercialização de seus produtos. A escolha do tema deste trabalho se deu em decorrência desta comprovação. Os canais de comunicação são fundamentais para promoverem a interação entre a empresa e seus clientes, e devem ser aplicados de maneira efetiva a fim de corresponderem às expectativas do negócio. Seguindo este pensamento é recomendável que as empresas busquem canais de marketing inovadores. A Internet é uma ótima opção, pois além de ser barata, proporciona comodidade aos consumidores, que podem realizar suas compras no conforto de seus lares por intermédio do e-commerce. O estudo tem como proposta social, evidenciar a facilidade proporcionada aos consumidores, através de conteúdos informativos sobre produtos e serviços, com o objetivo de sanar possíveis dúvidas e melhorar a experiência de compra dos usuários, através da Internet. Para a elaboração do trabalho os autores selecionaram a técnica de pesquisa bibliográfica, por ser bastante ampla, completa e usual para se basear uma monografia, sendo considerada como o primeiro passo para qualquer pesquisa científica. O estudo de caso sobre o varejista Magazine Luiza foi elaborado a partir das metodologias comparativa e observacional. De acordo com dados recentes, as vendas digitais já representam 24,3% da receita da empresa, o que comprova o alcance de suas estratégias de Marketing Digital, em especial a humanização através da vendedora virtual “Lu”, e chegou-se à conclusão sobre a efetividade desse tipo de ação a partir da pesquisa realizada pelos autores.

Orientador(a): Prof. Me. Renato Márcio Martins de Campos

Aluno(s): ANDERSON DOS SANTOS SOUZA, BRUNA SOARES DA SILVA ROSSATO, BRUNO DA SILVA PEREIRA, MONICA BUENO ROJAS GOUVEA, NAISA MARQUES DOS SANTOS