Análise Sobre Merchandising nos Clipes Feitos no Século XXI por Cantoras Pop Internacionais (2010 - 2015)

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A pesquisa visa analisar a forma que as marcas, empresas e serviços utilizam o merchandising editorial em videoclipes musicais e como as marcas aproveitam das influências de celebridades femininas do mundo POP para vender seus produtos.

As análises serão feitas a partir de referências bibliográficas e de conteúdo nos vídeos feitos entre 2010 à 2015. Será abordado o estilo POP porque proporciona um consumo cada vez maior de produtos, roupas e até mesmo estilo de vida. O gênero feminino foi escolhido pois as cantoras pop não só ditam as tendências a serem seguidas ou produtos a serem comprados, elas ensinam também comportamentos e estilo de vida como por exemplo a maquiagem de Amy Winehouse que passou a ser copiada por milhares de adolescentes. A primeira parte do estudo foi realizado através de fontes secundárias retiradas de livros, pesquisas científicas e internet. Os clipes serão analisados utilizando o ranking da Billboard, considerada a maior revista da indústria musical. A pesquisa pretende contribuir para que os profissionais da área possam ampliar o conhecimento das estratégias em merchandising editorial utilizadas pelas empresas. Conclui-se até então que as marcas estão utilizando cada vez mais o merchandising editorial para expor seus produtos ou serviços usufruindo das influências de cantoras musicais do mundo pop.

Orientador(a): Prof. Me. Renato Márcio Martins de Campos

Aluno(s): FERNANDA DE MELLO COLLELA, JAQUELINE FERNANDES ZANINI, LETICIA AZEVEDO, RAQUEL CAROLINE NEVES SANTOS