• document2
  • document

1984: A Transcodificação do Romance para o Texto Publicitário

Publicado em PesquisaPP

O Totalitarismo, à proporção que, considerando somente o benefício do poder instituído, massifica comportamentos e extirpa a individualidade daqueles que vivem sob a sua égide, enseja a padronização social como uma derivação de sua vigência.

Durante a primeira metade do século XX, período demarcado pela experiência deste sistema em diversas regiões do globo, não são escassas as representações de sociedades distópicas como indícios de alerta, ao mundo, acerca das consequências desastrosas contidas em discursos com vieses totalitários. 1984, Romance publicado por George Orwell em 1948, narra a trajetória de Winston Smith, membro do Partido Externo e funcionário do Ministério da Verdade que se rebela contra o sistema político-ideológico comandado, simbolicamente, pelo Grande Irmão. A Apple, transcodificando a atmosfera do Anúncio para o texto publicitário, lança, em 1984, a propaganda de seu Macintosh 128k. O presente estudo, através dos Métodos Histórico e Comparativo, além de um Estudo de Caso e de uma análise “frame-a-frame” do Anúncio em tela, partiu da proposta de verificar a recorrência de elementos do Romance no texto publicitário; de modo mais especifico, e de acordo com aspectos mercadológicos do período de lançamento da campanha, o trabalho em questão também evidenciou a relação que o anúncio estabelece entre as empresas Apple e IBM e os ideais libertário e totalitário, respectivamente. O estudo em questão, preliminarmente, observou, evidenciados os pontos de comunicação entre Anúncio e Romance, a relevância dos processos de transcodificação e referenciação no âmbito publicitário, assim como a dependência que se estabelece entre anúncios bem inseridos no imaginário popular e a construção de uma identidade de marca favorável à empresa. A conclusão do presente estudo reside na verificação de um universo, paralelo ao do Romance, que o anúncio compõe para as marcas Apple e IBM, e no qual as empresas, de modo semelhante e respectivo aos opositores do regime e ao Partido, travam incessante disputa ideológica pela doutrinação da sociedade. 

Orientador(a): Prof. Me. Sérgio Vinícius de Lima

Aluno(s): CARLOS EDUARDO DE F. CRAVO, ANA CAROLINA MIRANDA CHIARO, ADRIEL MOREIRA DOS SANTOS, CAROLINE APARECIDO DA SIVA, LUANA LETTIERE ACHE

Localização

FanPage