Diferenças de Linguagem Entre a Propaganda Televisiva e Online: Propagandas Vivo - Um Estudo Comparativo das Campanhas #PegaBem e #UsarBemPegaBem

Publicado em PesquisaPP

O presente estudo trata da análise comparativa de duas campanhas da empresa de telefonia Vivo: #PegaBem, a qual é produzida em sua maior parte para o meio televisivo, e #ViverBemPegaBem, onde o foco é predominantemente digital.

O trabalho pesquisa as diferenças de linguagens das campanhas, levando em consideração as características de cada canal, público e o modo como é divulgado em cada meio de comunicação. Como embasamento, a pesquisa foi realizada pelos métodos comparativo e observacional para analisar as dificuldades e vantagens que os canais encontram com o advento da internet e suas tecnologias. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para ponderar e avaliar o surgimento e a evolução do meio televisivo e da internet. Também foram examinadas as vantagens e desvantagens dos dois meios na questão de propagar e anunciar a marca, e como as empresas devem se comportar em relação à interação com a constante inovação dos dias atuais, especialmente nas redes sociais e o site de vídeos YouTube. Ademais, sobre ocorrer o possível processo de migração completa ou incompleta do meio mais tradicional ao mais tecnológico, ou então, se tais canais vão continuar seguindo o seu padrão específico já estabelecido. Dessa temática, foi avaliada a eficácia das duas campanhas da Vivo em relação a integração com os meios de comunicação, as necessidades de adaptar-se aos distintos canais em termos de linguagem e conteúdo, e seu êxito perante ao público.

Orientador(a): Profª. Me. Carmen Rita Mauro Cagno

Alunos: LIVIA RIBEIRO SCHIAVINOTO, VINICIUS DONDERI