Lançamento em Ribeirão Preto

Publicado em Notícias

Livro conta a história do jornalista mais premiado do Brasil

A obra que conta a história de Zé Hamilton será lançada no sábado, 17 de setembro, em Ribeirão Preto. Autor e biografado estarão na Livraria Saraiva – no Shopping Santa Úrsula – das 17h às 20h.

 IMG-20160826-WA0000

O menino nascido na pequena Santa Rosa de Viterbo, que, desde cedo, demonstrava vocação para o jornalismo e a literatura. Para estudar, morou em Casa Branca, São Simão, Ribeirão Preto e Franca. Muitos anos depois, já jornalista consagrado no Brasil, voltou a morar em Ribeirão Preto para modernizar a imprensa, em pleno período da ditadura militar, revelando nomes que, até hoje, são destaques no jornalismo nacional. Este jornalista é José Hamilton Ribeiro.
Todas as suas histórias estão resgatadas no livro “O jornalista mais premiado do Brasil – a vida e as histórias do repórter José Hamilton Ribeiro” (Editora Ekográfica), escrito pelo também jornalista Arnon Gomes.
A obra que conta a história de Zé Hamilton será lançada no sábado, 17 de setembro, em Ribeirão Preto. Autor e biografado estarão na Livraria Saraiva – no Shopping Santa Úrsula – das 17h às 20h. Eles farão uma sessão de autógrafos e vão conversar com o público.
O livro é lançado após pelo menos três efemérides que marcam a carreira do biografado: 80 anos de idade, 60 de carreira e 40 do término da Guerra do Vietnã, conflito do qual foi o único repórter brasileiro a cobrir e que o tornou um nome nacional pelo acidente sofrido, ao pisar numa mina terrestre e perder parte da perna esquerda. Mas a obra se propõe a ir além do Zé correspondente de guerra. Procura explicar o motivo de, entre os jornalistas de sua geração, provavelmente a mais brilhante da história da imprensa brasileira, ele ser o único a ficar tanto tempo na reportagem, mesmo com o avanço da TV e, posteriormente, da internet.
Há 36 anos, ele é repórter do programa Globo Rural. Procura desvendar quais os macetes que o tornaram o jornalista brasileiro com o maior número de prêmios. E mais: resgata suas reportagens inesquecíveis, em momentos cruciais da vida brasileira, e o legado que deixou. Toda essa saga é contada com depoimentos do próprio biografado e também de pessoas que conviveram com ele. São jornalistas, que, assim como o biografado, possuem grandes trajetórias, além de amigos e familiares. Bastante ilustrado, o livro é dividido em dez capítulos e tem 260 páginas. O prefácio é de autoria do também jornalista Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S. Paulo e genro de José Hamilton.
Sobre o autor: Arnon Gomes é jornalista, nascido em Santos (SP), em 25 de fevereiro de 1983. É editor-chefe do jornal “Folha da Região”, de Araçatuba (SP). Tem pós-graduação em História e Cultura e é autor de outros dois livros "Com véu de alegoria - cem anos de carnaval em Araçatuba" (Somos, 2008) e "Genilson Senche, homem de ideias e ação" (Somos, 2011). É membro da Academia Araçatubense de Letras.
Contatos do autor: (18) 9-8157-3352.
MÚSICA CAIPIRA No mesmo evento, Zé Hamilton irá autografar seu mais recente livro, “Música Caipira”, relançado no ano passado pela editora Realejo Livros e que traz um CD com canções que marcaram época. O livro conta a história de grandes nomes do gênero e das 270 maiores modas de viola. Para Zé, a música caipira é uma crônica da vida no Brasil. É o registro da vida do homem – seus conflitos, paixões, trabalho, diversão, franquezas, pontos de honra. O repertório acumulado mostra-se, assim, como um respeitado documento histórico de certa porção do Brasil.