• document2
  • document

Vida Larga aos 60

A convite do Sesc Ribeirão Preto, alunos do curso de jornalismo da Unaerp realizaram a produção do projeto “Vida Larga aos 60”. Em parceria com a TV Unaerp, o curso produziu um vídeo nos moldes do programa “Profissão Repórter” e organizou um debate sobre a importância de ações individuais que transformam o coletivo e ampliam as possibilidades nos espaços urbanos. A matéria, sem data prevista para exibição, será apresentada no Sesc Ribeirão Preto, que fica localizado na rua Tibiriçá, número 50. Logo após a exibição do vídeo, será realizado o debate.
O objetivo da reportagem é contar histórias de personagens acima de 60 anos que promovem qualidade de vida e contribuem com o coletivo social da cidade. O projeto contou com a participação de alunos de Jornalismo da Unaerp, que formaram a equipe de produção e repórteres, Flávio Coelho, Franciele Sparari, João Valdevite, Mariana Nabor e Natália Nery. A capitação de imagem foi feita pelo profissional Beto Lourenssete, a edição foi de Hugo Sedassare e a direção da jornalista Maria Cristina Dias.
Entre as histórias está a do Grupo Evocação, no qual a afinidade musical colaborou para que tocassem e promovessem o estilo chorinho. E a da professora Laura Vecchi, que há 17 anos mantém na Unaerp o projeto Renascer, que promove atividades físicas para pessoas da terceira idade.
Para Maria Cristina Dias, a reportagem se destaca por duas principais características: “Tirar os alunos do sistema acadêmico, com a possibilidade de experimentar uma atividade diferente. E o mais importante é a proposta do Sesc que pretende promover a interação dos jovens, esses futuros jornalistas e formadores de opinião, com pessoas da terceira idade. Assim, os estudantes podem entender a ‘melhor idade’ e que eles são úteis para a sociedade”, afirma.
Segundo a estudante Mariana Nabor, o projeto é uma grande oportunidade. “A reportagem é diferente e dinâmica. Conhecer, poder conviver com os personagens durante a produção foi uma experiência que me fez crescer como profissional e pessoa. São histórias que inspiram e servem como exemplo”, disse. João Valdevite concorda com a colega de equipe. “Além de fazer novas amizades e participar de uma matéria em novo formato, aprendi muito profissionalmente. É uma experiência realmente nova e gratificante”, enfatiza o estudante.
Após a finalização do projeto, o vídeo continuará sendo exibido na grade de programação da TV Unaerp, Canal 10 da Net Ribeirão Preto.

Localização

FanPage